top of page

Indústria do Petróleo em Portugal

A S.O.S. está a colaborar ativamente com movimentos civis e ONGs na luta contra a exploração petrolífera em Portugal. Estivemos presentes em reuniões públicas em Lisboa e em localidades do Alentejo, na elaboração de documentos e em manifestações, entrevistas, campanhas de sensibilização e petições públicas. Em 2017, promovemos duas palestras (na Universidade Lusófona e na Boardriders Quiksilver Store) sobre os impactos da exploração de petróleo e as vantagens e desvantagens dos contratos feitos pelo governo português.


A S.O.S. também definiu um conjunto de ações e objetivos para a questão do petróleo. Estamos agora a promover uma petição pública, porta a porta, para apoiar a posição da população do Algarve e do Litoral Alentejano. Escolhemos fazê-lo porta a porta porque, desta forma, somos capazes de informar as pessoas diretamente e envolvê-las nesta causa. É um processo mais demorado e trabalhoso, mas é imperativo que a população portuguesa, como um todo, assuma uma posição pública e indiscutível na objeção à prospeção de petróleo, envolvendo as comunidades locais, autoridades, empresas, instituições públicas e privadas do Algarve e Litoral Alentejano. Para tal, realizámos abordagens formais e informais à comunidade local do concelho de Oeiras.

S.O.S. Salvem o Surf. Podia ser "apenas" uma causa, mas este é também o nome da nossa organização. Ao contrário do que o nome indica, não tentamos apenas salvar o surf. Salvaguardar toda a área costeira é o nosso principal objetivo. Projetos como o #Frinão ou SOS - São Torpes são algumas das iniciativas que temos integrado nos últimos anos. Participamos também em manifestações e conferências em prol do ambiente.

CONTATOS >

Email: salvemosurf@gmail.com

bottom of page